Como guardar as suas joias e bijuterias

Como organizar as suas jóias e bijuterias? Onde as guardar? Qual a melhor forma de o fazer? No artigo de hoje vamos dar alguns conselhos práticos de como arrumar as suas jóias e bijuterias.

A maioria das mulheres interessa-se muito por moda e muitas delas confessam ter uma paixão especial – mais ou menos secreta – por algum tipo de roupa ou acessório. De facto, algumas perdem a cabeça por sapatos, outras adoram malas e muitas também não resistem a jóias e bijuterias de diferentes cores e feitios.

Quando assim é, facilmente se acumulam por todo o lado colares, pulseiras, brincos, anéis. Onde guardar tudo isto? E mais importante: qual a melhor forma de o fazer? Afinal, queremos que estes acessórios estejam facilmente disponíveis e bem visíveis – até porque quanto maior a quantidade, menor tende a ser a capacidade de nos lembrarmos de todas as peças que possuímos.

Pensar na melhor forma de guardar as bijuterias é também procurar as melhores opções para a conservação das mesmas. É necessário ter em consideração que certas peças podem facilmente emaranhar-se umas nas outras, o que para além de ser muito pouco prático, também pode estragar as mesmas.

Já aqui tinhamos falado sobre como limpar e dar uma nova vida às suas jóias. No artigo de hoje vamos mostrar algumas ideias para guardar as suas jóias e bijuterias. Esta torna-se uma questão importante, pois a organização facilita imenso o dia a dia. Assim, para começar esta tarefa é aconselhável arranjar uma forma de dividir estes acessórios – e de seguida passamos às sugestões!

 

Dividir as peças

Uma ideia simples é começar por distinguir as joias e bijuterias pelo tipo de utilização que lhe damos. Há peças que se destinam mais à vida profissional, outras são muito casuais e adequadas para o fim de semana, havendo ainda aquelas que ficam exclusivamente para certas ocasiões especiais. Separá-las desta forma é uma mais valia, pois irá ajudá-la a poupar tempo na hora de se arranjar – tanto de manhã para o trabalho como à noite para uma festa.

Para além desta útil divisão, pode ainda separar as suas peças por cor ou mesmo por gosto. Aquelas que adora devem ter local de destaque em relação às que raramente usa.

 

organizar as jóias e bijuteria numa gaveta

 

Não perca o nosso artigo sobre como manter o seu roupeiro organizado e funcional.

Ideias para ter as peças sempre à mão

Gavetas organizadas

Esta é provavelmente uma das soluções mais tradicionais – tal como um porta-jóias – mas que nem por isso merece menos destaque. Reservar uma gaveta para as suas joias e bijuterias é uma solução recorrente para muitas mulheres, mas atenção: não basta colocá-las desordenadamente e sem cuidado para o fundo da gaveta.

Assim, se optar por guardar as suas peças numa gaveta utilize cestinhos ou caixas de diversos tamanhos para as separar. Também pode recorrer às divisórias típicas das gavetas de cozinha ou mesmo apenas a saquinhos de tecido – porém, tenha em consideração que estes últimos tornam-se menos práticos pois as peças não ficam tão à vista nem tão acessíveis.

 

Guardar as jóias e bijuterias numa tela ou moldura

 

Quadros, telas e molduras

E porque não tratar as suas joias como verdadeiras obras de arte? Expô-las numa das paredes do seu quarto pode ser uma ideia gira, prática e original – e acredite que não faltam sugestões para isso.

Pode por exemplo dar uma nova vida a um comum quadro de cortiça: basta pendurar as suas peças em alfinetes próprios ou mesmo diretamente na cortiça (no caso dos brincos).

Outra ideia poderá passar por forrar uma tela com um tecido bonito, decorá-la a seu gosto e pendurar as suas peças de bijuteria com a ajuda de pregos, ganchos ou puxadores (de portas e gavetas).

Se tiver alguma moldura antiga que goste bastante está na hora de reaproveitá-la: corte duas ou três tiras de cordel e prenda-o de um lado ao outro na parte de trás da moldura  – em vez de cordel também pode usar arame ou fitas de cetim coloridas. Assim consegue facilmente colocar os seus brincos; e a pensar nas restantes peças, pode aparafusar alguns ganchos na parte de baixo da moldura.

 

Guardar as jóias e bijuterias numa caixa de madeira

 

Caixas de madeira

Seguindo a ideia anterior, já pensou em reutilizar uma velha caixa de madeira e colocá-la na parede com as suas joias e bijuterias? Tanto podem ser várias caixas pequenas como uma caixa grande, com ou sem divisórias. Pinte e decore a caixa ao seu gosto; coloque uma rede de arame no fundo da mesma e adicione alguns elementos que sirvam de suporte às diferentes peças.

 

Guardar as jóias e bijuterias num cabide com puxadores

 

Cabide com puxadores

Uma simples tábua de madeira com vários puxadores colocados em fila é excelente para pendurar os seus colares e mesmo algumas pulseiras. Pode optar por utilizar puxadores todos iguais ou seguir um conceito mais alternativo e misturar puxadores de diferentes feitios, cores e materiais. Recorra à sua imaginação e terá de certeza um resultado original e interessante!

 

Se tem várias bijuterias e joias, não hesite em experimentar algumas destas sugestões. Lembre-se que uma boa organização torna tudo mais fácil, por isso mantenha estes seus acessórios sempre à mão.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.